• Alimentos ricos em sódio: quais são

    Publicado em 24-julho-2012 por mansur em Artigos e Notícias.

    Imagem: vierdrie

    O sódio pode ser encontrado de forma natural em vários alimentos, mas a principal fonte é o sal de cozinha. Ele possui diversas funções importantes no organismo, porém deve ser consumido com moderação, pois o excesso pode causar problemas à saúde. Saiba mais.

    Benefícios e malefícios do sódio
    O sódio está presente naturalmente em muitos alimentos, sendo encontrado em grande quantidade no sal de cozinha que usamos nos alimentos cotidianos. Ele possui papel fundamental no nosso corpo, por exemplo, atuando na transmissão de impulsos nervosos, permitindo o bom funcionamento cerebral e controlando as funções vitais.

    Esse mineral está presente na maioria dos alimentos que ingerimos em nosso dia-a-dia. Existem alguns problemas de saúde causados pelo excesso de sódio. Ao ingerirmos uma quantidade muito grande dessa substância, diariamente, os níveis de pressão arterial podem subir, aumentando significativamente as chances de infarto e acidente vascular cerebral. Outras doenças relacionadas são disfunções renais e câncer gástrico.

    Consumo diário ideal
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que um adulto deve consumir no máximo 5 gramas de sal de cozinha por dia, o que é equivalente a uma colher de chá ou 2,4 gramas de sódio.

    Porém, alguns estudos mostraram que o consumo de sódio pelo brasileiro é muito maior, chegando a cerca de 12 gramas por dia. O macarrão instantâneo, por exemplo, possui mais da metade desse valor em uma única refeição. Portanto, a alimentação das crianças também pode ser prejudicada.

    Alimentos ricos em sódio
    1. Campeões na quantidade de sódio:

    • Sal comum;
    • Shoyo;
    • Mortadela;
    • Salame;
    • Salgadinhos em geral (Batatas Chips, biscoitos salgados, amendoim e castanha de caju salgada);
    • Sopas instantâneas;
    • Azeitonas e conservas;
    • Queijos (como mussarela, provolone, queijo prato, parmesão);
    • Temperos prontos;
    • Alimentos congelados;
    • Macarrão instantâneo.

    2. Outros:

    • Embutidos como presunto, salsicha, atum, sardinha, linguiças;
    • Caldos de carne, catchup, maionese, mostarda, molho inglês, manteiga e margarinas com sal;
    • Alimentos defumados e salgados como bacon, bacalhau, charque, carne seca e carne de sol;
    • Os enlatados como ervilha, milho, seleta de legumes, palmito e molho de tomate;
    • Alimentos prontos como hambúrguer, pastel, quibe, coxinhas e empadas;
    • Refrigerantes e sucos light.

    Leia o restante da reportagem no Mundo das Tribos.

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