• Cinco dicas de alimentação saudável para reduzir o stress

    Publicado em 22-março-2011 por mansur em Direto do Doutor.

    Tradução de Henrique Autran para o texto do blog Discover Good Nutrition: 5 Healthy Eating Tips to Reduce Stress.

    Cinco dicas de alimentação saudável para reduzir o stress

    Um evento estressante ocasional, como um carro que não dá a partida, ou um refrigerador quebrado, faz parte da vida. E quando coisas assim acontecem, nós realmente ficamos estressados um pouco. Essa é a forma do corpo nos ajudar a focar e resolver a questão. Ficar estressado ocasionalmente é uma coisa, mas quando o estresse se torna crônico, quando nós enfrentamos, por exemplo, demandas no trabalho ou preocupações constantes a respeito de nossas finanças, isso pode realmente abalar nosso corpo.

    A resposta natural do corpo ao estresse nos leva a sensação de ficarmos mais alertas, mais “ligados”. Nós evoluímos essa resposta de “Lutar ou Correr” como uma forma de nos defender contra perigos e ameaças. Mas quando essa resposta ao estresse fica ligada o tempo todo, ela pode cobrar muito do sistema imunológico, tornando difícil lutar contra doenças. E desde que um sistema imunológico saudável depende de uma dieta rica, estar bem nutrido é uma das melhores defesas contra doenças, particularmente durante períodos de estresse.

    Isso é muito mais fácil de dizer do que fazer. Stress pode trazer fadiga ou depressão. Por isso a alimentação saudável[bb] pode ficar em segundo plano para alimentos rápidos ou reconfortantes, normalmente carregados de gordura, sal e açúcar. E se você usa cafeína para diminuir a fadiga, isso pode causar problemas também, atrapalhando seu sono. Essas comidas hipercalóricas podem estimular a liberação de certas substâncias químicas no cérebro que nos fazem sentir bem, pelo menos a curto prazo,  mas também nos mantém querendo comer mais. Em um Ciclo Vicioso, isso pode levar a ganho de peso, o que aumenta o stress psicológico, que por sua vez, leva a comer ainda mais. Embora você não possa expulsar o estresse de uma vez por todas, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a gerenciar os níveis de estresse e a forma como você responde a ele:

    - Tenha refeições balanceadas. Tente incluir alguma proteína magra, como frango, clara de ovo, leite desnatado, carne, peixe ou produtos de soja, em cada refeição. A proteína satisfaz a fome e também ajuda você a se manter mentalmente alerta. Complete sua refeição com frutas frescas, vegetais e cereais integrais.

    - Coma regularmente, não pule refeições. Quando você está stressado, é fácil deixar de comer uma refeição ou até mesmo todas. Mas o s níveis de energia irão sofrer como um resultado e você poderá não se controlar quando for finalmente comer. Se o estresse é um inibidor de apetite[bb], tente comer porções menores e mais frequentes durante o dia.

    - Tente evitar usar a comida como um redutor do stress. Uma caminhada ou copo de chá verde[bb] pode funcionar como substituto. Se você sente necessidade de comer, alimentos difíceis de comer, crocantes pode ajudar a aliviar o stress e colocar os músculos da mandíbula para funcionar. Tente lanchar sementes oleaginosas, soja ou mini-cenouras.

    - Diminua a cafeína. As pessoas normalmente sentem falta de energia quando estão estressadas e se voltam ara a cafeína como um energético, mas isso pode atormentar a noite de sono. Se a cafeína ajuda você a ficar acordado a noite, beba café descafeinado e chás.

    - Tente manter o prazer dos horários das refeições. Separe-as do trabalho ou de outras fontes de stress. Se você está comendo na mesa de trabalho ou pagando contas enquanto janta, algo tem que ser feito. Pegue um tempo extra para diminuir o ritmo enquanto come. você comerá menos e aproveitará mais.

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