• Alimentação Saudável: Você pode comer exagerar nos alimentos saudáveis?

    Publicado em 11-novembro-2010 por mansur em Direto do Doutor.

    Tradução do texto do blog Discover Good Nutrition: Healthy Eating: Can You Eat Too Much Healthy Food?

    Alimentação Saudável: Você pode comer exagerar nos alimentos saudáveis?

    Semana passada, um amigo estava me dizendo que tinha comido uma grande porção de uma deliciosa melancia na noite anterior. Depois, ele começou a pensar – ele exagerou? Você pode, na verdade, comer demais do que é bom para você?

    Me perguntam muito isso, especialmente quando se trata de frutas. Dependendo da sua preocupação, a resposta pode ser sim ou não. Se você está preocupado se está comendo “muito açúcar” das frutas, diria que sua preocupação é injustificada. Sim, a fruta é doce do açúcar natural que ela contém, mas também é embalado com vitaminas, minerais, fibras e uma série de fitonutrientes saudáveis, que atuam como antioxidantes. E, você provavelmente não está recebendo tanto açúcar quanto pensa – você precisa comer um quarto de uma melancia grande para equivaler ao açúcar de um copo médio de refrigerante. Isso é muita melancia.

    Se você está preocupado se “exagerou” numa determinada vitamina ou mineral, fique tranquilo também. Fomos feitos para termos uma ampla variedade de alimentos – por isso, a não ser que você tenha uma dieta sortida e inclua uma variedade de alimentos integrais, você seria duramente pressionado a exceder qualquer vitamina ou mineral. Você simplesmente não seria capaz de comer comida suficiente para isso.

    Por outro lado, quando se trata de comer alimentos saudáveis, algumas pessoas acham que “se algo é bom, mais é melhor”. Assim, enquanto é altamente improvável de você poder comer mais um determinado nutriente, certamente você comeria muitas calorias. E é aqui que a resposta à pergunta é sim – você pode comer saudável, mas ainda assim exagerar.

    Perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu. Os pacientes que dizem: “Não entendo – eu como de forma saudável, mas não perco peso” são muitas vezes aqueles que se vangloriam de que mudaram das batatas fritas normais para as fritas sem gordura, mas ignoram o fato de que eles ainda comem o saco inteiro de uma vez.

    Tenho pacientes que ingeriram enormes quantidades de calorias das fontes mais improváveis – alimentos que são “saudáveis” ou “baixa caloria” – simplesmente porque comeram muito deles. Um comeu frasco após frasco de picles, outro comeu mais de 200 calorias por dia de pastilhas de hortelã. Eu também tive um paciente que satisfazia seu desejo de batatas fritas mastigando macarrão cru seco – no total, cerca de 450 calorias extras por dia.

    A alimentação saudável que comemos – frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios desnatados – têm muito menos calorias por mordida do que os alimentos menos saudáveis que estão cheios de gordura e açúcar e eles também satisfazem mais. As proteínas mantém a fome longe e as fibras de origem vegetal e água ajudam a saciar.

    Mas temos a capacidade de comer muito mais calorias do que queimamos. Portanto, não assuma – como muitos fazem – que o tamanho da porção não importa já que o que você está comendo são apenas alimentos saudáveis. Sim, até mesmo frutas podem somar – se você comer um quarto de melancia, lhe custaria cerca de 350 calorias. Granola sem gordura pode ser saudável, mas isso não significa que você deva comer uma tigela do tamanho de um capacete. Quando se trata de calorias, você pode, de fato, tê-las em excesso de uma coisa boa.

    Escrito por Susan Bowerman. Susan é um consultora da Herbalife.

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