• 12 Passos Para Vendas Pelo Telefone!

    Publicado em 13-janeiro-2010 por mansur em Negócios.

    Telefonar a um potencial cliente para fazer uma apresentação de vendas pode deixá-lo muito nervoso. Você sabe que apenas dispõe de alguns segundos para deixar uma ótima impressão, de longa duração. A forma como se apresenta ao telefone é crítica para o possível sucesso.

    Tanto faz ligar para um atual cliente ou para um cliente em potencial ou até mesmo para  alguém que gostaria de ver na sua linha descendente, dar uma boa impressão é fundamental.

    Siga as nossas 12 regras de ouro para fazer a apresentação perfeita ao telefone!

    Antes de fazer a sua chamada:
    1. Faça a sua pesquisa primeiro. Se já é um atual cliente ou um potencial Distribuidor, quais são as suas necessidades? O que querem? Quando souber o que eles querem, então pode pensar no que VOCÊ tem para lhes oferecer.

    2. Experimente tomar um pouco de ar fresco! Vá dar um rápido passeio para se motivar antes de começar a fazer telefonemas.

    Prenda-os depois do “Olá”!
    3.
    Experimente fazer uma “apresentação de elevador”. Imagine entrar num elevador e encontrar um potencial cliente. Uma “apresentação de elevador” é quando apenas dispõe de um curto espaço de tempo (o tempo que a pessoa ficar no elevador) para criar um impacto com a sua apresentação. Você deverá ser rápido, animado e entusiasmante… Seja criativo!

    4. Mantenha-se amigável. Não pressione. Mantenha-se contente e descontraído – faça com que eles queiram manter-se ao telefone e continuem a falar com você. É muito mais fácil para uma pessoa desligar o telefone com alguém insistente, do que com alguém agradável.

    5. Seja calmo e paciente. Não passe a sensação de estar nervoso e que quer apenas vender. Vá com calma…

    6. Experimente ficar em pé enquanto fala – isso faz com que você se sinta mais enérgico, e isso faz com que se sinta mais motivado e confiante. Também faz com que você se sinta com controle da situação.

    7. Não se trata apenas da primeira impressão. Precisa manter o interesse dos clientes, quando ligamos. Ouça-os. O que é que querem? Não descarregue todos os seus argumentos se não for do interesse ou de utilidade para eles.

    8. Dê um plano de ação – liste os seus pontos principais e, mais tarde, entre nos detalhes. Desta forma, você e seu cliente sabem o que esperar do telefonema. O perigo de entrar demais em pormenores logo de início é o de o seu cliente poder
    perder o interesse rapidamente. Lembre-se, você dispõe apenas de alguns segundos para dar a tal impressão inicial – e a ligação!

    9. Mantenha-se curta e simples. As longas apresentações de vendas podem aborrecer o seu cliente.

    10. Elocução é a chave para uma apresentação de vendas ao telefone bem sucedida. A forma como diz algo é tão importante como o que diz. É bom ter
    um ótimo discurso planeado, mas se a elocução é errada, a sua apresentação de vendas falhará. Certifique-se de transmitir motivação e entusiasmo.

    11. Um sorriso pode ser ‘ouvido’ ao telefone. Então,  imagine a pessoa com quem está falando, como se ela estivesse ali na sua frente. Ponha-se direito, em pé, os ombros para trás, descontraia-se e sorria. O cliente irá sentir seu contentamento
    pelo telefone e ficará mais à vontade.

    Adeus…
    12.
    Conclua sempre o telefonema com uma mensagem positiva, mesmo que receba uma rejeição. Você pode sempre dizer que lhe voltará a ligar em seis meses. Mantenha uma lista de verificação das pessoas que ligou, para saber quando ligará novamente.

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