Dicas de dieta para controlar a pressão sanguínea

Este texto não vem “Direto do Doutor”, mas dos Doutores da Harvard Medical School, evidenciando a importância do consumo diário de Suplementos de Ômega-3 e de Cálcio (lembre-se do seu Herbalifeline e Xtra-Cal!), associados a uma Alimentação Saudável.
Dicas de dieta para controlar a pressão sanguínea
Hipertensão, derrame, doenças do coração são comuns nos EUA e na maioria das nações industrializadas do ocidente. Os epidemiologistas atribuem a maior parte da prevalência à dieta. Depois de décadas de pesquisa, cientistas concluíram que a dieta americana típica é uma receita para hipertensão e doença cardiovascular: muito sal, muita gordura saturada, muitas calorias e carência de frutas e vegetais. Mas as boas notícias são que você pode ter um papel ativo em prevenir e controlar a pressão alta vigiando o que come.
Consuma menos sal
Os médicos notaram em primeiro lugar um elo entre a hipertensão e o cloreto de sódio (o sal mais comum em nossa dieta) no início do século XX. Essa observação veio da restrição de sal em pacientes com doenças renais e severa hipertensão. Essa medida fazia com que suas pressões caíssem e as funções renais melhorassem.
As diretrizes federais aconselham as pessoas a limitarem a ingestão de sódio a 2.300mg por dia, cerca de uma colher de chá de sal de mesa. No entanto, um americano típico consome de 1 a 3 colheres de chá, ou cerca de 7.200mg por dia. Esse fato, agregado com a alta prevalência de hipertensão nos EUA levou os pesquisadores a assumir que a alta quantidade de sal era a culpada.
Acabou que isso pode ou não ser verdade. Aproximadamente 50% das pessoas que têm hipertensão são sensíveis ao sal, significando que se ingerirem muito sódio a sua pressão sanguínea aumenta claramente colocando-os em risco de complicações. Além disso, pessoas com diabetes, obesas e idosas parecem mais sensíveis aos efeitos do sal do que a população em geral. No entanto, a pergunta de se alto consumo de sal coloca pessoas normais em risco de hipertensão continua em debate. Independente de se altos níveis de ingestão de sal coloca aumenta ou não a pressão sanguínea, ele, sim, interfere no efeito das drogas anti-hipertensivas.
Mantenha o olho na gordura
Uma dieta pobre em gordura saturada pode reduzir os níveis de colesterol, mas seus efeitos na pressão sanguínea ainda não estão bem estabelecidos. É importante lembrar, no entanto, que nem todas as gorduras são más. Particularmente saudáveis para o coração são os ácidos graxos ômega 3 encontrados em peixes como o atum e salmão, alguns óleos como o de canola e sementes como a linhaça.
Grandes quantidades desses ácidos graxos podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea, mas seu papel na prevenção da hipertensão não está claro. O que é aparente são seus efeitos sobre as doenças cardíacas. Vários estudos têm ligado os níveis de consumo de peixe com riscos reduzidos de ataques cardíacos e morte súbita.
Aumente a ingestão de potássio
Consumir pouco potássio pode aumentar sua pressão e o risco de derrames. Aumentar a ingestão de potássio pode permitir que algumas pessoas reduzam a dose da medicação anti-hipertensiva. Em um estudo italiano, 27 pessoas hipertensas aumentaram a ingestão de potássio enquanto outros 27 seguiram suas dietas usuais. Depois de 1 ano, 81% das pessoas com alta ingestão de potássio puderam cortar a medicação em mais da metade enquanto somente 29% das pessoas que mantiveram suas dietas puderam cortar 50% da medicação.
Antes de aumentar a ingestão de potássio, cheque com seu medico. Algumas pessoas, por exemplo, aquelas com doenças renais, podem ter que evitar potássio e sal.
Obtenha Cálcio suficiente
Algumas pesquisas sugerem que uma baixa ingestão de cálcio pode contribuir para hipertensão, mas o papel exato do cálcio na hipertensão não e conhecido. Uma teoria sugere que a falta de cálcio na dieta predispõe o organismo a reter sódio, o que aumenta a pressão. Por essa razão, pode ser especialmente importante que pessoas que sejam sensíveis ao sal ingiram a quantidade correta de cálcio.
Enquanto há evidência de que consumir alimentos e bebidas ricos em cálcio e podem ajudar a prevenir a hipertensão, esforços para controlar a pressão sanguínea com suplementos de cálcio têm tido resultados confusos. Nesse momento, os experts são relutantes em recomendar suplementos de cálcio somente para baixar a pressão sanguínea, mesmo sabendo que os americanos não têm a quantidade ideal de cálcio na sua dieta e o cálcio é vital na prevenção de osteoporose, poucos irão argumentar contra a suplementação de cálcio.
Reprinted from Hypertension: Controlling the “silent killer”, a Special Health Report from Harvard Medical School, © 2009 by Harvard University. All rights reserved.
Para ler mais:
Comente!
Mas lembre-se:- Como o que você irá escrever fica neste site, eu TAMBÉM sou responsável pelo que você escreve aqui, portanto, tenho o direito de publicar ou não seu comentário.
- Mantenha o respeito, seja educado e não escreva nada do que vá se arrepender depois.
- Mantenha o assunto do texto acima. Para outros assuntos, deixe uma mensagem no Fórum.
- Adoro ler e responder comentários no blog. Mantenha a prática ;)



